terça-feira, 13 de março de 2012

Cheat Meal, necessário...

Hoje vou falar um pouco sobre Cheat Meal que em tradução livre significa refeição trapaça.
Vou usar o nome cheat meal, pois não sei ao certo a tradução do termo e isso pode causar confusão.

Vamos começar explicando o que é o Cheat Meal :

Quando estamos em um processo de transformação do corpo precisamos ser muito restritivos quanto a alimentação e mudamos alguns hábitos que são necessários para o progresso e atingir o objetivo final.
Mas a transformação é do ser por inteiro, não é apenas o corpo que muda e sim o nosso intelecto.
E tudo isso deve ser feito de uma maneira saudável e controlada para que não seja um choque tanto para o corpo quanto para a mente.

O Cheat Meal é uma refeição na semana onde podemos comer moderadamente alguma coisa que desejamos muito, como pizza, hamburger, etc... e isso é muito importante para que nosso psicológico não seja afetado de maneira muito radical.
Em uma reeducação alimentar para perda de peso é importante que incorporemos o Cheat Meal, e é por isso que estou traduzindo um artigo abaixo do site www.bodybuilding.com que explica bem o processo da refeição trapaça.


Antes de começar a ler, gotaria de deixar claro que o termo dieta não refere aquelas malucas que vemos na internet, como as do ponto, abacaxi, lua etc...
Essa dieta é no sentido de reeducação alimentar.
-----------------------------------------------------------------------------------------------


Se você está tentando perder peso, ou apenas querendo manter a forma para o verão, a dieta é uma parte que não pode faltar no processo. Nutrição apropriada pode fazer a diferença na transformação do corpo.
Para aqueles que estão fazendo dieta com poucas calorias, isso significa um foco em em alimentos com muitos nutrientes, e uma despedida aos alimentos gordurosos. Isso pode ser muito difícil e é ai que entra o Cheat Meal.

Essas são refeições onde as regras da dieta não se aplicam e você pode comer o que quiser sem se preocupar com as calorias no alimento.

Como devemos incorporar os Cheat Meals em nossa dieta?

Como o excesso é encorajado no cheat meal, não podemos exagerar, ou então não teremos um deficit de calorias, e isso vai contra o sentido da dieta. Se você é um daqueles humanos surpreendentes que que não possuem o desejo de comer porcaria, melhor para você ! Mas outros devem incorporar essa refeição trapaça para ter um alívio de três maneiras:
Psicológicamente, fisicamente e socialmente

Em uma sociedade que busca gratificação instantânea, depravar-se é muito difícil. Manter-se em uma dieta de restrição de calorias com um planos entediante, refeições repetitivas podem desfazer os mais fortes dos psicológicos. Depois de um tempo, você pode ter desejos incontroláveis, ir a uma boca livre é tudo oque você deseja.

Obviamente isto não é saudável, é claramente não será uma forma efetiva de perder peso. Então, inserindo uma refeição semanal onde você pode comer alguns pedaços de pizza ou um pedaço de bolo pode te manter equilibrado. Isso vai servir como incentivo para manter sua dieta o resto da semana, pois você sabe que tem uma recompensa a frente. Quando os desejos aparecem, saiberá que estará satisfeito em breve.

Fazer uma dieta pode te gerar efeitos psicológicos indesejáveis. Geralmente, você sentirá uma queda no rendimento após um período prolongado em uma dieta de restrição calórica. Isso primariamente causa queda do nível de glicogênio nos músculos. Em adição a fatíga e portanto uma queda na força muscular.
--------------------------------------------------------------------------------------------

Ok, estou dando uma pausa na tradução, para que eu explicar brevemente o que é o glicogênio e para que serve.

''O corpo armazena energia imediatamente após a ingestão de calorias e o primeiro lugar em que essa energia se encontra é no sangue. Secundariamente, é localizado nos músculos como glicogênio. Terceiramente, é armazenado como gordura.
Com a intenção de eliminar peso, você obviamente deve queimar a gordura. Mas o corpo vai queimar as duas primeiras antes de decidir queimar as reservas de gordura. ''



O fóco deste post é sobre o Cheat Meal, por isso farei um post dedicado ao glicogênio depois.
Voltando...

---------------------------------------------------------------------------------------------

Por sorte, Cheat Meals podem abastecer os níveis de glicogênio e nos preparar para excelentes exercícios. O outro contra da dieta é que desacelera o metabolismo. Seu corpo precisa se adaptar a um nível baixo de calorias, o que pode freiar a perda de gordura.
Essas refeições trapaça, entretanto, causa um choque em seu metabolismo o que proporciona o corpo a andar na ''marcha certa''.

Outra preocupação importante é a sua vida social. Se reeducar exige dedicação, mas isso não significa que você não pode sair para curtir a vida. Estar sarado(a) e bonito(a) é uma coisa, mas se você está sozinho(a) comendo atum e arroz em um sábado a noite, qual é o ponto de tudo isso ?
E não é apenas a sua vida noturna que é afetada.

Você tem que estar flexível no caso de ir para a casa de um velho amigo e eles quiserem comer algo e conversar, ou passar tempo com a família e amigos, ou assistir um filme sem se sentir fechado com um shake de proteinas. Você entendeu...
Eventos sociais são muitas vezes em torno da comida, então você não deve se segregar.

Quantas cheat meals você deve fazer é uma coisa totalmente sua, mas eu não recomendo ter mais de uma na semana. Fazer essas refeições muitas vezes pode comprometer seu resultado e incentivar uma alimentação ruim no futuro.

Eu com certeza as faria mais de uma vez por mês, prolongá-las pode ser ruim, caso você tenha uma decaida.
Se você está preocupado com as cheat meals atrapalharem seu progresso, planeje-as depois de um exercício pesado.

A quantidade de escapadas vai de você, mas o que deve ser feito é comer até estar satisfeito, e não até você ficar muito cheio. Alguns donuts está ok, mas duzias não está. Você não deve enfiar o pé na jaca, pense na quantidade que uma pessoa normal comeria.

Se você está em um restaurante, não deve comer tanto que os outros vão tirar fotos do seu prato, o ponto de tudo isso é não desfazer toda a dieta e esforço que você fez.
E outro ponto importante é não deixar que o Cheat Meal vire um Cheat Day (ou seja, o dia inteiro botando o pé na jaca).
Alto controle é a chave, faça uma refeição onde possa comer o que quiser, e depois volte a sua rotina normal.
---------------------------------------------------------------------------------

Com isso finalizamos a 1a parte sobre Cheat Meals, tenho certeza que muita gente não sabia disso, pessoalmente eu sei como é difícil se controlar, e isso alivia muito o psicológico.

Um comentário:

  1. Comecei a ver seus videos hoje, e vi um grande erro que vc anda cometendo.
    Cara, compre uma balança! Estas balanças de farmácia são umas porcarias, vivem desreguladas!
    Eu usava tbem, e via uma grande oscilação de peso. Qdo passei a me pesar em casa, isto parou!
    Valeu, seu canal é mto divertido!

    ResponderExcluir