quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Meu novo recorde pessoal !!!


Pois é galerinha, as coisas estão melhorando muito e a cada dia que passa eu fico mais dedicado e comprometido com a mudança.
Estou seguindo a filosofia de 1% a mais todo dia, ou seja, todos os dias eu devo me esforçar 1% a mais, se eu estou correndo 10min vou correr 11 no dia seguinte ou então vou correr 10min e uma velocidade um pouco maior.
Quem me incentivou a seguir esta filosofia foi meu amigo Marcelo Bezada.

Vou contar um pouco sobre o que aconteceu hoje...
O fato é que eu estava empregando um ritmo muito bom em minhas corridas, para alguém que mal conseguia correr 5 min eu estava indo bem fazendo 45 min de esteira sendo 25min de corrida e o restante andando. 
Meu ritual para esse feito é exatamente assim: 
Preste atenção no item em vermelho...

*Comia
*Esperava 1 hora mais ou menos
*Alongamento
*Coloco um som bombando 
*começava na esteira
*5 min andando 
*20min correndo 
*5min sprint
*5min andando 
*5min correndo
*5min andando


Mas ontem eu estava peregrinando por blogs, e achei um post muito interessante no Papo de Homem onde o Dr. Fitness conta como foi que ele conseguiu correr 21km sendo que estava apenas habituado a correr 10km. O fato é que ele foi convidado a participar do pelotão de Elite de uma meia maratona, mas para isso ele deveria correr os 21km e não os 10km habituais, então ele jogou tudo pro alto e deu a cara pra bater...

Oque eu achei muito interessante, foi que ele disse o seguinte :

'' No Km 16 já corria por inércia. Como não estava acostumado com essa distância, as pernas estavam bem cansadas e a música não estava sendo eficaz para garantir a continuidade por mais 5 km. Eis que começa a tocar GMS. Música eletrônica com batida bem forte. Fiquei arrepiado com a batida e empolgação que a música trouxe. Foi a salvação, pois estava na segunda passagem pelo Minhocão e é um trecho com uma subidinha contínua bem chata. ''
Então eu pensei comigo mesmo que isso faz o maior sentido, usar a música de uma maneira consciente, não apenas pelo fato de ouvi-la e se distrair mas usa-la como um meio de Stamina para o corpo, afinal já foi provado cientificamente que música pode ser muito mais eficiênte do que suplementos de energia, como você vê neste no post do blog do Rafa Rafiusks, e também neste post do blog do Ale  ACA fitness, ambos são amigos youtubers dedicados ao fitness e que sempre me ajudam. 

Foi então que hoje eu decidi fazer um teste, não estava muito afim de correr hoje, mas fui...
Lembra que eu disse pra prestar atenção no item em vermelho lá em cima ?
Pois é, observe agora como foi a minha rotina de hoje e o que mudou :


*Comia
*Esperava 1 hora mais ou menos
*Alongamento
*começava na esteira
*5 min andando 
*25min correndo  8km/h
*Coloco um som bombando 
*15 min correndo 8km/h




Bom, como vocês perceberam esse foi meu teste, eu comecei andando meus 5 min de aquecimento de sempre, logo depois já comecei a correr a 8km/h mas dessa vez eu não fui com música. Confesso que no começo não estava nem um pouco afim de correr, mas fui levando.

Uma outra dica que eu dou é :
Nunca fique olhando para o relógio, aprenda a escutar o seu corpo.Pra vocês terem noção eu só olho para o relógio 2vezes durante toda corrida

Como eu não olho no relógio eu chuto que apartir dos 20 min de corrida eu estava já cansado, foi neste momento que eu coloquei a música Vicious Delicious do Infected Mushroom ...


Foi apartir dos 4:33 dessa música que a coisa começou a mudar drasticamente, eu comecei a me arrepiar inteiro, eu senti hormonios sendo liberados em meu corpo, senti uma vontade gigante de continuar correndo, não queria mais parar.
Nessa hora o cansaço ja havia sumido completamente e eu estava como uma máquina correndo.
A sensação é incrivel.
O tempo nem importava mais, eu estava curtindo tanto a música e a sensação que continuei correndo mais 3 músicas bem agitadas do Infected.

Concluindo, hoje eu quebrei um recorde pessoal, consegui correr 40min seguidos, antes era de 25min seguidos.
Como vocês viram a diferença foi enorme e apenas com essa simples mudança de ouvir a música apenas no momento exato como uma injeção de animo.
O fato é que eu conseguiria correr mais, mas decidi parar nos 45 min, quero me acostumar aos poucos a correr esses 45 min...

Esse foi um dos melhores momentos até agora, espero que eu inspire alguém.

Ivan Martelanc


-------------------------------LINKS--------------------------------------
Blog papo de homem:
http://papodehomem.com.br

Blog do Personal Rafiusks:
http://www.exerciciosemcasa.com.br

Meu canal no youtube:
http://www.youtube.com/entrandoemforma

Acesse meu facebook:
http://www.facebook.com/pages/Entrando-em-forma-com-Ivan/239023742807098

acesse meu twiter:
http://www.twitter.com/ivanemforma

me pergunte no formspring:
http://www.formspring.com/entrandoemforma




Um comentário:

  1. Verdade grande Ivan... A música tem comprovação científica de melhora no rendimento. Escrevi uma postagem sobre isso, faz algum tempo já:
    http://acafitness.blogspot.com/2011/01/efeitos-da-musica-na-intensidade-do.html

    Parabéns por sua dedicação cara!
    Continue assim!
    Estou acompanhando cada video e postagem!
    Abraçoss

    ResponderExcluir